Judô, que se traduz como "caminho suave", ensina o princípio da flexibilidade na aplicação da técnica. Este é o uso flexível ou eficiente do equilíbrio, alavanca e movimento na execução de projeções e outras técnicas do judô. Habilidade, técnica e timinho, ao invés de usar a força bruta, são ingredientes essenciais para o sucesso no judô. Por exemplo, nas aulas de judô você pode aprender a ceder ao esforço do adversário, em vez de usar a força, para depois vencer um adversário mais forte.
Judo foi criado pelo professor Jigoro Kano, que nasceu no Japão em 28 de outubro de 1860 e faleceu em 4 de maio de 1938 após uma vida inteira promovendo o judô. Dominando vários estilos de jujutsu, incluindo Kito-Ryu e Tenjin-Shinyo Ryu em sua juventude, ele começou a desenvolver seu próprio sistema baseado em princípios esportivos modernos. Em 1882 fundou o Kodokan Judo Institute em Tóquio, onde começou a lecionar e que ainda é a autoridade internacional do Judo.
O nome Judô foi escolhido em virtude de seu significado: "caminho suave". Kano enfatizou o maior valor educacional do treinamento em ataque e defesa, de modo que pudesse ser um caminho ou modo de vida do qual todas as pessoas pudessem participar e se beneficiar. Ele eliminou algumas das técnicas tradicionais de jujutsu e mudou os métodos de treinamento para que a maioria dos movimentos pudessem ser feitos com força total para criar uma vitória decisiva, mas sem lesionar seu oponente. A popularidade do judô aumentou dramaticamente depois de um famoso concurso organizado pela polícia de Tóquio em 1886, onde a equipe de judô derrotou a escola de jujutsu mais conhecida da época. Em seguida, tornou-se parte do sistema de educação física japonês e começou a se espalhar pelo mundo. Dr. Kano, presidente da Universidade de Educação de Tóquio, dedicou sua vida, estudou essas antigas artes marciais de Jujutsu e integrou o que considerava a melhor de suas técnicas no que hoje é o esporte moderno do judô.
A lenda diz que Jigoro Kano descobriu os princípios do judô durante um inverno rigoroso, quando ele observava os os galhos de cerejeiras reagiam diferentemente sob o peso na neve abundante. Os mais grossos se quebravam, enquanto os mais flexíveis se curvavam e derrubavam o “agressor” com suavidade. Então teve origem o nome caminho da suavidade.
O judô pode influenciar a vida das pessoas de formas diferentes. É um esporte divertido, uma arte, uma disciplina, uma atividade recreativa ou social, um programa de preparação física, um meio de autodefesa, um esporte de competição e um modo de vida. É tudo isso e muito mais.
O judô foi introduzido nos Jogos Olímpicos em 1964 e é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo hoje. As pessoas praticam judô para se destacar nas competições, para se manter em forma, para desenvolver autoconfiança e por muitos outros motivos. Mas acima de tudo, para se divertir.
Os princípios do Judô, como "Máxima Eficiência" e "Bem-Estar e Benefício Mútuo", também podem ser usados em nossas relações com outras pessoas na vida. O objetivo final do Judô é desenvolver-se o máximo possível, buscando sempre a perfeição, para que possa contribuir com algo de valor para o mundo.