Jigoro Kano

Reigi
Reigi é o sistema formal de etiqueta que representa externamente os pensamentos sinceros e o respeito pelos outros. Tais sistemas existem em todas as sociedades e fornecem as convenções de interação para que os relacionamentos possam ocorrer sem problemas. A ordem social é assim mantida, e a sociedade pode funcionar de forma pacífica e amigável.

Dada essa função, como devemos abordar o Reigi? A intenção principal do Reigi é transmitir fisicamente sentimentos como respeito, amor, amizade e assim por diante. Nos casos em que o padrão de etiqueta é executado sem sinceridade, ele simplesmente se torna uma formalidade vazia em vez de uma cortesia autêntica. O valor dessas formalidades falsas é insignificante. Então o sentimento de sinceridade deve estar presente. Do mesmo jeito que a forma sem sinceridade não é boa, os protocolos do Reigi que não são executados com precisão, mesmo que feitos com um sentimento de seriedade, também não são adequados.

A cortesia existe de várias formas em diferentes momentos. Deve-se mostrar respeito aos superiores, mas de uma forma que não seja vista como adulação. Com relação aos colegas, é fácil se tornar excessivamente familiar, portanto, é melhor manter um certo grau de formalidade. Também existe uma tendência de alienar os mais novos, por isso é prudente interagir com eles de forma a gerar uma antecipação de amizade.

Proximamente relacionado ao conceito de Reigi está "postura" e "comportamento". Estes são essenciais para a civilidade e justificam sua importância. Postura e comportamento são questões externas e não estão sujeitas a tanto escrutínio. Se o espírito da pessoa é admirável, muitos o considerariam como alguém que esteja atém de qualquer protesto. Pode parecer um trocadilho, mas uma reflexão cuidadosa sobre o assunto deixa bem claro que essa noção está totalmente errada.

A relação entre mente e corpo é inseparável. O corpo afeta a mente, e o corpo também está sujeito às influências da mente. É semelhante a uma sombra seguindo os movimentos do objeto que a projeta. Assim, se o espírito for modesto, pacífico e correto, isso se manifestará fisicamente na pessoa com uma postura que demonstra certa presença de serena solenidade. Se o corpo estiver desleixado e irregular, a mente naturalmente seguirá para o descuido e a auto-indulgência. Quando ponderado de acordo com esse raciocínio, fica claro que a disposição de uma pessoa pode ser verificada examinando-se sua postura e maneira. As personalidades dos jovens são reconhecíveis por sua postura e comportamento, portanto, cabe a nós estimular decoro desde o início.

Após um estudo mais aprofundado, existem duas razões importantes para manter uma boa postura: uma está relacionada à saúde e dignidade, e a outra ao respeito ... A beleza na forma é certamente preferível, mas requer um equilíbrio geral entre a cabeça, os braços e pernas e tronco ... Não pode haver excesso ou falta, pois a simetria deve estar presente para a beleza na forma. Os antigos gregos idealizaram essa noção de beleza no corpo físico. Para obter tal simetria, deve-se esforçar-se para manter a postura correta em todos os momentos e realizar exercícios diários para facilitar o equilíbrio.

Em seguida, por que é importante ter uma boa postura ao mostrar cortesia aos outros? Por exemplo, ao encontrar uma autoridade, se você se curvasse, colocasse as mãos nos bolsos ou inclinasse a cabeça para o lado, mesmo que seja habitual sem más intenções, isso será visto como uma demonstração uma total falta de respeito. Tal comportamento provavelmente será reprovado. Ter más maneiras ou etiqueta na companhia de pessoas mais velhas é um caráter questionável. Sendo assim, os jovens devem ter muito cuidado para se portar com boa postura e comportamento adequado, e para continuar desenvolvendo o senso de compostura.

Com relação ao comportamento, isso não apenas tem a mesma gravidade que a postura ao interagir com os outros, mas também expõe a qualidade da pessoa interagir... Homens e mulheres jovens atenciosos são meticulosos em todos os aspectos de seu comportamento. Mesmo usando roupas de estilo ocidental, abster-se de sentar no chão com as pernas cruzadas é indicativo de um jovem altruísta que mostra estima pelos costumes de etiqueta de nosso país ... Postura e comportamento logo se tornam habituais, e aquele que incorpora excelência em ambos que desfrutarão da felicidade. Por outro lado, aquele que desenvolve maus hábitos terá de suportar a miséria.

Os jovens devem estar sempre atentos a isso, refletir sobre sua própria conduta e seguir os conselhos dados por seus mais velhos. Eles devem nutrir delicadeza na postura e no comportamento, e se apressar para eliminar qualquer falha de atitude ou comportamento que possam ter adotado adotado com o tempo. Está longe de ser irrelevante exemplificar uma atitude solene e uma postura elegante. Afinal, esta é uma escada para o sucesso na vida.

De Seinen Shuyo-Kun (Preceitos para treinamento de jovens)
Dignidade do praticante de judô
Por Kano Jigoro
O que exatamente constitui a dignidade de um homem? Existem várias facetas que constituem a dignidade de um homem, mas, em termos simples, pode-se dizer que é composta pelos cinco componentes de etiqueta, estilo de vida, civilidade, ética de trabalho e ideais.

Etiqueta
A etiqueta denota a aparência e as maneiras de alguém. A postura correta é um requisito para as boas maneiras, mas também o são a aparência e o vestuário pessoais ... As pessoas tendem a pensar que é necessário um gasto considerável para adquirir itens de qualidade para realçar sua aparência e que está além de suas possibilidades. No entanto, qualidade e extravagância são coisas totalmente diferentes. Independentemente da classe social, todas as pessoas devem evitar extravagâncias inúteis. Aqueles com poucos recursos devem manter suas limitações em mente. Qualquer que seja sua posição na vida, é importante estar ciente do que é respeitável e do que não é para alguém em sua posição.
O porte também é importante para a maneira como o caráter de um homem é percebido. Admiramos uma pessoa que é hábil no seu trabalho, que caminha com agilidade pela estrada, que se levanta e se senta despretensiosamente, e que abre e fecha portas ou remove itens com compostura ... Em suma, as boas maneiras devem ser respeitadas como convenções da sociedade e para evitar causar problemas aos outros e incorrer em animosidade. O treinamento do judô facilita o cultivo dessas qualidades. A postura correta é enfatizada na prática de Kata e Randori, e todos os movimentos são executados com rapidez e compostura. A prática sempre começa e termina com um Rei, e o dojo é um local onde as maneiras são refinadas.
No entanto, não se pode dizer que todos os praticantes de Judô estão se esforçando para esse autoaperfeiçoamento. Se a intenção é praticar o judô apenas como um exercício atlético, sem compreender seu espírito, tal treinamento será deixado em falta nos aspectos importantes do autoaperfeiçoamento. Todos os praticantes de judô devem dar atenção ao treinamento tanto do corpo quanto da mente. É minha esperança que eles aperfeiçoem seus modos e etiqueta concomitantemente com o aprimoramento técnico. Ao sentar-se na posição vertical formal no dojo, se alguém sentir apenas desconforto pensando que é necessário suportar simplesmente por causa do protocolo do dojo, tal homem voltará para casa desleixado ... Sentar-se adequadamente no dojo não é apenas um questão de protocolo, mas é a postura necessária para refinar os modos de ser humano.

Estilo de vida
O próximo tema diz respeito à maneira como a pessoa vive sua vida. Solidez é essencial ... O ponto mais importante é levar uma vida frugal. Se você aumentar seus recursos, use-os para se envolver apenas em coisas que serão úteis. O aluno deve usar o que tem disponível para fortalecer seu corpo e adquirir conhecimento. O adulto deve usar seus recursos para desenvolver ainda mais seu negócio, para cuidar de seus filhos, para ajudar os amigos ou para melhorar a sociedade e o estado. Aumentar a quantidade de dinheiro e recursos gastos para melhorar a aparência externa deve ser a prioridade mais baixa. Se você mantiver esta política, terá recursos suficientes sem arriscar sua reputação e poderá manter sua dignidade.
Se alguém possui pouca riqueza, seria vergonhoso gastar uma grande soma de dinheiro com o sustento. Escolha morar em uma casa pequena e usar roupas baratas. Mesmo quando você vive tão humildemente, seus modos e Rei não precisam faltar, e você pode manter sua cabeça erguida se não sobrecarregar os outros. Assim, por meio da manutenção de um estilo de vida saudável, você pode ampliar suas capacidades e, por fim, poderá levar uma vida próspera.

Civilidade
O próximo tema diz respeito à questão da sociabilidade. Isso também está intrinsecamente ligado à dignidade de um homem. A linguagem é o meio pelo qual um homem pode apresentar suas idéias. Assim, a maneira de falar de alguém é de grande magnitude. Às vezes, há pessoas que conversam sem pensar e incessantemente, sem permitir que o outro fale. Tal homem é imediatamente desprezado pelos outros e é muito indigno. O ato de criticar e abusar dos outros é prejudicial e não beneficia ninguém. Envolver-se em um discurso sem sentido não fundamentado em qualquer fundamento lógico, ou usar palavras obscenas, torna a pessoa objeto de desprezo. Portanto, é preciso ser cuidadoso desde a primeira palavra pronunciada ao conversar com outras pessoas. Além disso, é prudente evitar uma incompatibilidade de palavras e ações, egoísmo, e não se preocupar com o bem-estar dos outros, pois todas essas fraquezas são causam danos a nossa dignidade
Ética de trabalho 
O próximo tema diz respeito à ética de trabalho. Usar a própria posição para benefício pessoal e lisonjear superiores para receber favores especiais, certamente resultará em uma mancha na dignidade de alguém. Um professor de judô que cultivou uma força que excede as outras, desde que essa força não seja abusada, será visto como um homem digno se ele firmemente a utiliza para defender a justiça ou retificar uma usurpação de seus direitos. Ao contrário, a dignidade de um homem será gravemente prejudicada se ele for atraído para uma discussão ou briga, se for enganado, for seduzido pelo lucro ou ganho ou for manipulado como uma ferramenta nas maquinações de políticos. Assim e assim, aspectos como estilo de vida, civilidade e ética de trabalho, são todos assuntos que são abordados no estudo do judô; e como tal, serve como um veículo legítimo para desenvolver a dignidade de alguém. Como a questão da dignidade é enfatizada de acordo com as tradições do bushido, através da manutenção das virtudes da simplicidade e frugalidade, da fidelidade e do senso de honra, bem como o ideal de usar as forças físicas e mentais com a máxima eficiência, mantendo os outros em estima à medida que se luta para atingir seus objetivos, o judô certamente cultiva a dignidade do indivíduo no processo de luta pelo auto-aperfeiçoamento. É preciso dizer que, sem advertência, alguns podem focar apenas na técnica e esquecer o espírito do Judô. Um praticante de Judô deve estar vigilante e prestar muita atenção para não cair em maus hábitos, ao mesmo tempo que deve estar pronto para ajudar na descoberta de deficiências nos outros.
Ideais
Ideais Por fim uma menção à dignidade e sua relação com os ideais. Todas as atividades humanas têm como premissa um ideal de alguma descrição. Independentemente de qual seja esse ideal, é sempre uma questão de grande consequência. Se o ideal for baixo, a ação resultante será de baixo nível; mas se tiver como premissa um ideal elevado, a ação em si também será elevada. Em ambos os casos, a dignidade de uma pessoa é afetada pelo nível do ideal. Um homem que busca prestígio agirá de maneira calculada para obter distinção. Um homem que busca o lucro se comportará de uma maneira ditada por esse objetivo. Um homem que deseja poder e influência mostrará um comportamento que reflete esse objetivo. Qualquer homem controlado por tais anseios será egocêntrico e descerá às profundezas da vulgaridade como uma coisa natural. É desejável abraçar ideais mais elevados que ultrapassam prestígio, lucro e poder, e agir de acordo. O objetivo final do judô é buscar o autoaperfeiçoamento para contribuir com a sociedade, não para satisfazer os próprios desejos egoístas. Conseqüentemente, compreender o verdadeiro significado do judô e agir de acordo com seu espírito é compreender que toda ação deve ser baseada no ideal mais nobre. É então que a dignidade de um homem é elevada. Em suma, aspirar a aprender apenas um aspecto do judô significa que a pessoa pode não ter sucesso em promover um grau mais alto de dignidade. O verdadeiro estudo do Judô leva naturalmente ao cultivo da dignidade.

Judo, Volume 3, Publicação 11, Novembro 1917
Tradução livre.
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